top of page

Equipe

Pesquisadores do LabGES​

Carlos Roberto De Rolt, Dr.

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1984), especialização em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1986), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atuou como analista de sistemas e suporte da Telesc S. A. e Codesc S. A. Participou da construção e desenvolvimento de um centro de pesquisas cientificas e desenvolvimento tecnológico CERTI onde assumiu os cargos de superintendente industrial e administrativo, gerenciando uma incubadora de empresas. Empreendeu duas empresas de base tecnológica, a Directa Automação LTDA, onde desenvolveu software e hardware para sistemas de execução da manufatura, controle de qualidade e comando numérico distribuído, e a BRy S. A. - onde atuou no desenvolvimento de plataformas criptográficas para a segurança do documento eletrônico em aplicações computacionais. Na administração pública foi Secretário da Receita do Município de Florianópolis (2006) a Secretaria de Governo (2009) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Município de Florianópolis (2012). É professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), coordenador do LabGES - Laboratório de Tecnologias de Gestão do CCA-UDESC onde atua em pesquisas nas áreas de tecnologias de gestão de empresas em redes dinâmicas, protocolização digital, segurança da informação, documentos eletrônicos, assinatura digital e infraestrutura de chaves públicas . Em 2013 coordenou o desenvolvimento de um modelo de gestão para cluster de inovação na áreas de nanotecnologia no polo tecnológico de Florianópolis. Realizou o posdoc em 2014 na UNIBO - Universidade di Bologna em um projeto que objetiva desenvolver os aspectos organizacionais e de segurança da informação em comunidades virtuais de sistemas WBAN e-health e mobile crowdsensing na gestão cooperada e participativa de cidades inteligentes.

Mário Dantas, Dr

Mario Dantas é Professor Titular no Departamento de Ciências da Computação (DCC), do Instituto de CIências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), no Centro Tecnológico (CTC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com doutorado em Ciência da Computação pela University of Souhtampton (UK), estágio pós-doutoral e visiting professor na University of Western Ontario (Canada), e Senior Visiting Researcher no Riken (Japão). O Professor Dantas é autor de três livros e inúmeros artigos científicos publicados no Brasil, Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Chipre, Croacia, Estados Unidos, Finlândia, França,Grécia, Holanda, Inglaterra, Italia, Marrocos, México, Polonia, Portugal, Rússia, Suíça, Tailândia e Tunísia nas áreas de IoT, redes de computadores, computação móvel e computação paralela e distribuída de alto desempenho. Em adição aos artigos, tem treze capítulos em livros editados nos Alemanha, Canadá, EUA, Holanda e Inglaterra sobre os tópicos de computação distribuída. Estes trabalhos renderam três prêmios internacionais e quatro nacionais. Mario Dantas foi Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia do Conhecimento (EGC) na UFSC e da Universidade de Brasília (UnB), além de ter trabalhado por mais de dez anos na Petrobrás (Departamento de Produção) e no Centro Tecnológico do Exército (Ctex), no suporte a ambientes de rede e ao desenvolvimento de aplicações distribuídas. Na UFSC atua no programa de Pos-Graduação de Ciência da Computação (PPGCC) e em cursos de especialização. Prof. Dantas já orientou centenas de trabalhos de graduação, especialização, mestrado e doutorado em tópicos relativos à área de sistema de computação, além de ter sido homenageado vinte e uma vezes por sua atuação na graduação na UnB e UFSC. Em adição, o Prof. Dantas tem atuado como consultor em diferentes projetos de pesquisa com a indústria nas áreas de redes, sistemas distribuídos, ambientes de alto desempenho e Internet of Things (IoT).

Fernando Zatt Schardosin

Doutorando pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2004), Tecnologia em Gestão Pública pelo IFPR (2011), especialização em Administração Financeira, Contábil e Controladoria pelo Inbrape/Univel (2006). Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste, campus Toledo (2011). Doutorando em Administração pela Esag/Udesc, inicio em 2017. Administrador na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).Foi docente do departamento de Administração da Unicentro e no programa de educação a distância (EAD) e perito na Justiça do Estado do Paraná.

Eliza Helena Areias Gomes, MsC

Eliza Gomes é doutoranda no no Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação (PGCC) no Departamento de Informática e Estatística do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É pesquisadora do Laboratório de Sistemas Distribuídos supervisionada pelo Prof. Mario Dantas e do projeto ParticipACT Brasil.  

Julio da Silva Dias, Dr.

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança, criptografia, documento eletrônico, gerenciamento de documentos eletrônicos. e workflow.

Denilson Sell, Dr.

Possui bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de doutoramento na The Open University. Atualmente é professor no Departamento de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua também como diretor e pesquisador no Instituto Stela. Atuou como pesquisador e coordenou diversos projetos de P&D com organizações públicas (como a Plataforma Lattes e a Plataforma Aquarius com o MCTI, Portal SINAES com o MEC, DCVISA com a ANVISA e SIBEA com o MMA), organizações privadas (como Busca Semântica com Embraer e Plataforma de Gestão da Ética e da Integridade com o Itaú/Unibanco) e terceiro setor (como a Plataforma para Gestão do Absenteísmo com o SESI/BA e Plataforma da Gestão do Conhecimento do SENAI/CE-FIEC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia do conhecimento, gestão do conhecimento, data warehouse, business intelligence, ontologias, semantic web, planejamento de sistemas de informações e governo eletrônico.

Tatiane Amanda Simm, MsC

Tatiane Amanda Simm é graduada em Administração Pública pelo Centro de Ciências da Administração e Sócio-econômicas - ESAG da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2008) e mestre pelo Mestrado Profissional em Administração da ESAG/UDESC (2011) na área de Gestão Estratégica das Organizações. Atualmente é Técnica Universitária de Desenvolvimento - Administradora da ESAG/UDESC e assistente do LabGES.

Claudia Regina Grandi, MsC

Possui graduação em Administração Empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011) e Mestrado pela mesma instituição (2015), com pesquisa sobre privacidade em sensores vestíveis do tipo WBAN (wireless body area network). Tem experiência na área de Administração, com atuação no setor comercial de empresa da área financeira (Unibanco), no setor comercial de empresa do setor editorial e na gestão da produção editorial - gestão de equipes criativas (Editora Letras Brasileiras). Hoje atua como Gerente de Operações da Advanced Design in Management S.A. (ADM S.A.), uma empresa constituída por profissionais de Administração e TI, com o objetivo de inovar na prestação de serviços de Administração e desenvolvimento de sistemas de gestão, é pesquisadora do LabGES - Laboratório de Tecnologias e Gestão, participante do projeto ParticipACT Brasil - Tecnologias inovadoras na gestão da cidade inteligente onde estuda o tema privacidade da informação em tecnologias inovadoras.

Clerilei Aparecida Bier, Dra.

Clerilei Aparecida Bier é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná(1983), Doutora em Direito pela Universidad Complutense de Madrid(1990) e Pós Doutora pela Faculty of Business - University of Technology, Sydney (2007). Atualmente é professora titular do Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas - ESAG da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.Atua na área de Administração, Direito e Ciências Políticas, com ênfase no estudo das Relações de Trabalho, Sindicalismo e Relações Coletivas de Trabalho, Relações Internacionais, Gestão Estratégica das Organizações do Terceiro Setor, Responsabilidade Social, Práticas Emancipatórias e Cidadania, Relações de Poder e Sociedade.

Francisco Tiago Garcia Peña

Francisco Peña é administrador especialista em gestão de projetos com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e graduado pela UDESC/ESAG. Possui conhecimento e experiência em gestão de projetos com base nas melhores práticas do PMI e modelos ágeis SCRUM. Como gerente de projetos atuou em diversos projetos de diferentes áreas e tamanhos, onde destacam-se os projetos de TI e P&D. Trabalhou como gerente de projetos do Instituto Stela onde gerenciou projetos de desenvolvimento de sistemas de governo eletrônico, P&D, gestão do conhecimento e projetos de novos produtos e modelos de negócio (canvas / custmer development). Como consultor de projetos da GECONS elaborou projetos para captação de recursos em áreas da cultura, esporte e tecnologia. Como gerente de projetos do convênio entre PMF/UDESC/ESAG atuou na implantação do escritório de projetos para elaboração de projetos para captação de recursos públicos. Academicamente atua como pesquisador dos grupos de pesquisa Sapientia - UDESC/ESAG e LabGes - UDESC/ESAG.

Pablo Ernesto Vigneaux Wilton

Pablo Ernesto Vigneaux Wilton é Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), com ênfase em software básico, Redes de computadores, Protocolos, Sistemas Operacionais e Programação Paralela. Implantou ferramentas de modelagem como o ERWin e o uso de banco de dados Oracle na Directa Automação para o projeto de chão de fábrica da Electrolux, onde realizou a análise e desenvolvimento de diversos módulos entre eles o de expedição.  Atuou em pesquisa e desenvolvimento de sistemas, módulos e libraries para diversas empresas como Bry, Reason, SEBRAE, EnsinoWeb, Unica Tupy, Directa Automação, CASVIG, Clínica Dr. José Paulo Figueredo, FEPESE, POD1, Softplan entre outras. Atualmente pesquisa sobre o uso de Elasticsearch, Hadoop e Spark no âmbito de Big Data, fazendo uso de Python para mineração de dados, além de MBA em gestão de projetos pelo SENAI-SC, que finaliza em 2016.

 

Pesquisadores do DISI - Departamento de Informática, Ciência e Tecnologia da Universidade de Bolonha

Antonio Corradi

Professor da Universidade de Bolonha - web site docente.

 

Rebecca Montanari

Professora da Universidade de Bolonha - web site docente.

 

Luca Foschini

Professor da Universidade de Bolonha - web site docente.

 

Piero Zitto

Pesquisador da Universidade de Bolonha e do LabGES.

 

Mirco Mastrovito

Pesquisador da Universidade de Bolonha e do LabGES.

 

Matteo

Pesquisador da Universidade de Bolonha e do LabGES.

 

bottom of page